Etapas de elaboração de uma coreografia
Embora a dança não seja um dos conteúdos que tenho mais afinidade, foi através dela que me permiti ser aluna outra vez e compartilhar com meus alunos a experiência de participar da elaboração de uma coreografia.
Foi através de um projeto da Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos, “Festival de Teatro, Dança e Música das Escolas Estaduais”. Inicialmente promovido pela Secretaria de Estado da Educação (2003 e 2004); e a partir de 2005 foi incorporado ao Plano de Trabalho da Diretoria de Ensino Região de Ourinhos.
Logo no início do ano letivo de 2007, começaram os preparativos para o Festival, durante o planejamento escolar. Nesta primeira etapa as Professoras Coordenadoras e Orientadoras Pedagógicas – PCOPs, propuseram o tema do Festival, orientando os professores para que o trabalho fosse interdisciplinar. A partir daí os professores e alunos iniciaram os trabalhos. Como as apresentações do Festival aconteceriam durante o mês de setembro, os estudos se deram durante segundo Bimestre.
A segunda etapa foi envolver os alunos e contextualizá-los, neste ano o tema foi “Anos 60” – os anos dourados. Então juntos, professores de História, Artes e Educação Física iniciaram os trabalhos.
Foram apresentados aos alunos das 7ª e 8ª séries, filmes, vídeos sobre os acontecimentos deste período no Brasil e no mundo. E então estudos sobre a década de sessenta foram encaminhados a partir das perspectivas históricas e artísticas da época.
Os alunos puderam analisar o período histórico e verificaram que os anos 60, foi um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas. Em um primeiro momento, influenciada por projetos ideológicos