Documento de posição
DA ARÁBIA SAUDITA PARA O GRUPO DOS 20
Documento elaborado pela delegação do Reino da Arábia Saudita junto ao Grupo dos 20, em 2012, sobre o tópico “Crise Financeira na Zona do Euro e Ações Multilaterais”, tema a ser discutido nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2011
O Reino da Arábia Saudita, desde a sua fundação enquanto entidade monárquica regida pelos preceitos da Sharia islâmica, zela pela integridade consubstancial de sua política econômica perante a atual fragilidade do cenário europeu. A premissa básica da gestão do Estado saudita corresponde à formação de uma vizinhança islâmica expressiva com vista à concretização de vínculos socioeconômicos entre os Estados do Golfo Arábico.
Desse modo, na condição de membro integrante do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo, também identificado como Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), a Arábia Saudita desenvolve projetos orientados para segurança nacional, coordenação política e progresso econômico. Em face do panorama internacional vigente, o Reino da Arábia Saudita assume posição solidária diante da debilidade financeira de alguns Estados europeus. Nesse sentido, o governo saudita está propenso a contribuir nos debates a fim de propor soluções benéficas para os países soberanos no contexto mundial.
A existência de significativas reservas de petróleo, conjugada à elevada estruturação de setores industriais petrolíferos, qualifica o Reino da Arábia Saudita no patamar de hegemonia comercial do produto em questão. Junto a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a Arábia Saudita vem fomentando a coordenação de políticas petrolíferas em âmbito global. Em razão disso, a consolidada política econômica e a efetiva supervisão do governo absolutista no setor financeiro tem amenizado os efeitos danosos da crise financeira global sobre a sua economia, preservando, assim, a estabilidade financeira no país.
Em suma, a Arábia Saudita exorta pela prosperidade