Documento de posição oficial - exemplo
Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Alto Comissariado das Nações Unidas sobre Refugiados
Campo de Refugiados de Dadaab
Delegado: Pedro Ferreira Barchi
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é uma nação insular localizada no norte do continente europeu, cujo governo constitui-se como uma monarquia parlamentarista sediada em Londres. A legislação nacional rege sobre 61 milhões de habitantes, dispersos pela ilha da Grã-Bretanha, Ulster, e por uma porção de territórios.
A nação britânica apresenta uma das mais fortes economias do mundo, tendo o sexto maior Produto Interno Bruto e moeda forte, a libra. A crise econômica global não ameaça os alicerces do país, que se encontra capaz de manter sua estabilidade e integridade no plano econômico. No que concerne suas atividades políticas, o Governo de Sua Majestade é patrono da Commonwealth of Nations, além de integrar órgãos como a OTAN, OCDE, UE, e possuir cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A chancelaria britânica procura sempre ser responsiva em quaisquer situações, principalmente no que se refere aos refugiados. Por meio de organismos governamentais e não governamentais, como a Department of International Development e a CARE UK, o povo do Reino Unido é líder em ajuda externa para refugiados há décadas, sendo inclusive membro doador e fundador do ACNUR.
A situação atual nos campos de Dadaab é emergencial, principalmente no que concerne a segurança e as necessidades básicas dos refugiados que lá residem. Existe a necessidade evidente de mais recursos e de melhor organização e distribuição dos mesmos, tanto nos recursos humanos quanto contábeis. Medidas extremamente condenadas pela Chancelaria do Reino Unido, como a suspensão do registro de recém-chegados ao campo, devem ser ab-rogadas o quão rápido possível.
O Governo de Sua Majestade e o povo do Reino Unido solicita às nações presentes neste comitê o foco e o realismo necessários para