Correspondência militar
4.1 Aspectos Gerais da Redação Oficial
. O que é redação oficial?
Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37:
“(...)A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...).”
Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, está claro que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
4.2 Estrutura da Redação Oficial: A estrutura corresponde ao modo de organizar os elementos que fazem parte do documento oficial. Na redação oficial a linguagem é burocrática, mais ou menos que padronizada quanto ao uso de fórmulas e estética. Tem-se como preocupação principal a objetividade e precisão da comunicação, sendo considerada uma redação técnica.
4.3 Elementos que compõem a estrutura da redação oficial:
a) Mensagem: a mensagem deve ser organizada em seqüência lógica, conteúdo bem definido, idéias clara a respeito do que se quer dizer ao destinatário, levando em conta a sua posição social ou profissional. Em se tratando de solicitações ou pedidos pessoais sempre utilizar Argumentos baseados em legislações vigentes, direitos do cidadão, leis, decretos, portarias e elementos ligados as atividades e necessidades de interesse policial (quanto aos recursos humanos, materiais e financeiros e outros).
a) Estilo: é a qualidade que a redação oficial apresenta quanto à clareza, concisão, precisão, correção, harmonia e