esteticas
Curso: Administração de Empresas
Professor: Fagner Costa e Silva
Alunas: Helane Marques da Silva e Juçara Angélica Assis B. Silva
Respostas das questões da Avaliação do modulo “O publico e o privado na Gestão Publica” 1- O público é responsável pela administração, porque elege os dirigentes políticos que, por seu turno, escolhem os administradores públicos. O cliente não escolhe os dirigentes das empresas. Na administração pública, a distância moral e física entre o público e os administradores não é aquela que ocorre entre o cliente e os gestores da empresa privada que em certos casos são completamente desconhecidos ou até mesmo domiciliados em outros países. O público não paga apenas pelo que consome. O público paga pelo que pode um dia consumir e pelo que jamais deseja consumir. Paga pelos bombeiros e um dia pode ter necessidade deles. Mas, a rigor, deseja que isto jamais aconteça. Paga pela assistência social aos desvalidos. Mas igualmente não deseja usá-la. No entanto, paga, e em certos casos paga com um forte sentimento de autogratificação. Portanto, o público tem uma relação de dois tipos com os serviços públicos: como usuário, efetivo ou potencial, e como solidário com a res pública.
O dever de agir- do servidor publico e derivado da dicotomia Direito Publico e Privado e é consoante com o principio da legalidade.
O dever de prestar conta- e derivado da aplicação do principio da constitucional da publicidade e da responsabilidade de todo servidor publico por seus atos administrativos.
O dever da eficiência- deriva do principio com o mesmo nome, que se tornaria imperativo nas sociedades contemporâneas.
O dever de probidade – iria derivar do principio da modalidade, definido na legislação pelo seu oposto, que é a improbidade administrativa extensamente tratada pela Lei nº 8.429 02 de junho de 1992, que é aplicável a todos os agentes públicos.
2- Essa nova modalidade de certame