Automatização de administração e segurança em redes windows
Resumo
A administração, a manutenção da segurança e o gerenciamento de grandes redes de computadores baseados em Windows NT são tarefas desafiadoras e trabalhosas. Algumas tarefas podem se tornar extremamente laboriosas para os administradores dessas redes, como por exemplo: instalação remota de programas, auditoria e modificação de uma configuração de segurança remota ou melhorar o desempenho de cada máquina.
Este trabalho tem como objetivo desenvolver técnicas para automatizar as tarefas de administração de redes Windows NT, tornando-as menos complexas. Além disso, este trabalho apresenta e descreve DoIt4Me (“do it for me”), uma ferramenta de gerenciamento remoto capaz de melhorar a segurança, a administração e o desempenho de cada máquina dessas redes.
Administração e Segurança de Redes
Este capítulo descreve algumas subtarefas envolvidas na área de administração de redes. Em seguida mostra os elementos conceituais da área de segurança, apresentando os requisitos e polí- tica de segurança. O capítulo encerra definindo o ciclo de vida proposto para os projetos de segurança. 2.1 A área de administração
Ao mesmo tempo que as redes de computadores criaram inúmeras oportunidades para usuários e empresas se comunicarem e compartilharem informações, essa tecnologia digital criou um grande desafio com relação às áreas de administração e segurança de redes.
O termo administração de redes refere-se ao trabalho de gerenciamento e manutenção de tarefas diárias em um ambiente com dois ou mais computadores conectados entre si.
Pode-se subdividir a área de administração em algumas tarefas ligadas a:
• Gerenciamento de Usuários
É de responsabilidade do administrador do sistema adicionar, gerenciar e remover contas de acesso de usuários. Procedimentos devem ser seguidos para adição de novas contas de usuários, entre eles a política de segurança, que define regras com relação ao tamanho