PRONOMES DE TRATAMENTO E CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS
2834 palavras
12 páginas
META ESCOLA TÉCNICA DE FORMAÇÃO PROFISSIONALRedação Técnica
João Marcos Silva
Leonardo Soares Costa
PRONOMES DE TRATAMENTO E CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS
Belo Horizonte
2013
João Marcos Silva
Leonardo Soares Costa
PRONOMES DE TRATAMENTO E CORRESPONDENCIAS OFICIAIS
Trabalho de pesquisa apresentado ao curso técnico em edificações da escola Meta Escola Técnica de Formação Profissional referente á disciplina redação técnica.
Orientadora: Patrícia Namitala
Belo Horizonte
2013
RESUMO
Esta pesquisa visa conhecer os pronomes de tratamento e as correspondências oficiais compreendendo assim a importância do uso destes em nosso dia- a- dia. Os dados coletados foram feitos usando como principal ferramenta a internet. No decorrer dos capítulos apresentaram-se o conceito de pronomes de tratamento e a importância de saber como e quando estes devem ser usados. Conceituou-se também os tipos de correspondências oficias seguido por exemplos ilustrativos. Concluiu-se que para formalizar uma correspondência oficial é indispensável o bom conhecimento do uso dos pronomes de tratamento.
Palavras-chave: Correspondências, oficiais, Pronomes, tratamento
Sumário
1 INTRODUÇÃO
O uso cada vez mais informal da língua, em todos os âmbitos, pelos falantes tem representado a necessidade de um discurso formal, principalmente em alguns campos como os das repartições públicas, área que envolve com o público em geral, em diversas camadas sociais.
Umas das características do estilo da correspondência oficial e empresarial é a polidez, entendida como o ajustamento da expressão às normas de educação ou cortesia. A polidez se manifesta no emprego de fórmulas de cortesia ("Tenho a honra de encaminhar" e não, simplesmente, "Encaminho..."; "Tomo a liberdade de sugerir..." em vez de, simplesmente, "Sugiro..."); no cuidado de evitar frases agressivas ou ásperas (até uma carta de cobrança pode