Eurotunel
A 50 km ponta a ponta de Kent à Normandia, com 39 km passando a 40m abaixo do leito do mar do Canal Inglês, o Túnel do Canal da Mancha é o maior metrô marítimo do mundo. Considerado o projeto de engenharia mais ambicioso e custoso de sua época, o túnel custou 9 bilhões de libras – o suficiente para pagar a ponte Golden Gate 700 vezes.
2. História
Nos tempos de Napoleão, meados século XX muitas ideias ou propostas para fazer a ligação entre Inglaterra e França apareceram. Investigações geotécnicas evidenciaram a presença de estratos giz adequadas para tunelamento e assim o Engenheiro francês Thomé de Gamond passou a maior parte de sua vida tentando encontrar soluções práticas. Acima, à esquerda: engenheiro francês Thomé de Gamond (1807-1876) vem promovendo muitas soluções técnicas para um fazer a ligação fixa entre 1834 e 1868; Ele ainda coletadas amostras em mais de 30 m de profundidade sem equipamento de mergulho. Acima, à direita: A máquina de Beaumont chato, construído em 1880 pelo de Construção Société des Batignolles (Spie Batignolles agora), cavado 1,8 km em cada lado do Canal. Abaixo: Duas das propostas apresentadas em 1985, Europont (esquerda, uma ponte suspensa), e Euroroute (Direito, que incluía pontes e túneis conectados por ilhas artificiais).
Na década de 1880 o tunelamento, submarino realmente começou em Shakespeare Cliff e Sangatte, mas foi interrompido por motivos políticos. Os quase 1,8 quilômetros escavados em cada lado foram encontrados intactos no Reino Unido (1987) e em França (1958). Em 1974, um esquema de túnel foi interrompido por razões políticas do lado britânico.
Em 1979, o Túnel do Canal Europeia