EUROTUNEL
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GERUCERLENE BARROS MENDES
ELABORAÇAO E ANALISE DE PROJETO
IMPERATRIZ/MA
2015
O Eurotúnel
O Eurotúnel foi uma construção ousada que prometia muitas dificuldades. Começou a ser escavada em dezembro de 1987, por duas equipes de escovação: uma britânia e a outra francesa, cada equipe partindo do seu lado. Ambas as equipes escavaram usando uma máquina tuneladora que, além de escavar, vai colocando as placas de concreto que revestiam o túnel. Um dos principais desafios era o encontro do túnel francês e do britânico, pois, caso eles não se encontrassem em uma linha reta, haveria a necessidade de fazer curvas fechadas que impossibilitam a passagem do trêm.
Outro problema enfrentado durante a construção do Eurotúnel foi a água, sabia-se que a rocha que separava o túnel do mar era impermeavel, a água não atravessava, porém em março de 1988, a equipe britânica enfrentou este problema. Havia falhas, lugares no subterrânio que não eram preenchidos por essas rochas impermeaveis, e a equipe do lado inglês encontrou uma delas. Portanto tinham que trabalhar até aquele ponto não fosse perdido, a equipe passou a tapar os vazamentos a substituir as placas de ferro fundido, porque eram mais resistentes.
Em 1989, outro problema surgia para os ingleses, era necessario manter um estoque de placas no litoral para facilitar o transporte até a tuneladora, tarefa que não era dificil para os franceses que tinham um litoral plano, mas já para os ingleses, que possuiam um litoral montanhoso, não era nem um pouco facil, e a area para estoque no território litoral inglês usando-o.
Franceses e Ingleses finalmente se encontram em 1990, dando origem a um dilema, a máquina tuneladora so anda para frente e não havia outro modo de remover a máquina a não ser seguindo em frente. A solução foi enterrar uma das máquinas para abrir passagem a