Documento 1
Bacon queria uma sociedade em que se prezava o domínio da natureza, obtendo da mesma a qualidade necessária para satisfazer o bem social. Assim na Casa de Salomão havia tarefas em que todos trabalhavam incessantemente, não havendo assim nenhuma ociosidade.
" A Nova Atlântida é o relato das experiências vividas por um grupo composto por cinquenta e um tripulantes de uma embarcação que deixara o Peru e partira em direção ao Japão e à China, através do Oceano Pacífico. Tendo levado provisões para um ano, após cerca de cinco meses, ventos contrários impedem que a viagem progrida. Ainda que, por meses, consumam as provisões da maneira mais parcimoniosa, estas chegam ao ponto de se esgotar por completo. Vendo-se numa situação de extremo desespero, os tripulantes imploram pela ajuda e misericórdia de Deus. Neste momento, ventos fortes do sul se levantam e impelem a embarcação para o norte. No dia seguinte, avistam a capital da Nova Atlântida, Bensalém, e assim tem início a viagem de descoberta.”
“E aconteceu que no dia seguinte, cerca do anoitecer, vimos no horizonte à nossa frente, para norte, como que nuvens mais densas, que despertaram em nós uma certa esperança de terra, sabendo de mais a mais ser aquela parte do mar do Sul absolutamente desconhecida e podendo por isso conter ilhas ou continentes que até então não tinham vindo à luz. Para lá mudamos pois a nossa rota e durante toda essa noite lobrigamos a aparência de terra. Ao alvorecer do dia seguinte discernimos