Coisas sobre o Mato Grosso
*Historia
Mato Grosso era território Espanhol pelo Tratado de Tordesilhas (7 de junho de 1494).
A descoberta dele se deu quando portugueses e espanhóis escutam rumores de que há ouro nesse território, até então inexplorado. Em 1718, o Bandeirante Pascoal Moreira Cabral Leme, durante uma expedição, descobre no rio Coxipó enormes jazidas de ouro, dando inicio a corrida pelo ouro, povoando a região.
No ano seguinte foi fundado o Arraial da Forquilha, as margens do rio Coxiponés formando o primeiro grupo de população na região (atual Cuiabá),que por volta de oito anos depois começa a ser chamada de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Os Espanhóis então, para garantir a segurança de sua nova fonte de riqueza, criam em 1748 a Capitania de Cuiabá, região que concedia isenções e privilégios a quem ali quisesse se instalar, e onde construíram um eficiente sistema de defesa.
Alguns anos depois ocorrem disputas territoriais entre portugueses e espanhóis, depois disso os espanhóis se retiraram da região, porém o Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802.
No século XIX, a produção de ouro caiu absurdamente no Mato Grosso,fazendo a economia da região passar por uma fase de decadência e fazendo com que militares e civis começassem um movimento separatista em 1892 contra o governo de Floriano Peixoto,que acabou dando errado.
A economia do estado só volta a melhorar com a implantação de estradas de ferro e telégrafos, mesma época em que seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado começam a chegar na região.
O Mato grosso só se divide em dois estados em 1977, dando origem ao Mato Grosso do Sul.