Estágio em salas de atendimento educacional especializado
A IDENTIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL: UMA QUESTÃO POLÊMICA
Marly Lima Pereira
NEAD/UEMS
Marlon Leal Rodrigues
UEMS/NEAD/UNICAMP
Introdução
O intuito deste trabalho é analisar a proposta que o governador José Orcírio
Miranda “Zeca do PT”, fez para a mudança do nome do Estado do Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal no ano de 2004.
O corpus deste trabalho é constituído por diversos discursos (Pêcheux, 1997) encontrados em jornais, revistas e Internet rede mundial de computadores, falando sobre a identidade (Hall, 2003) do Estado de Mato Grosso do Sul por ela estar “ameaçada” ou “escondida” atrás da identidade do Estado do Mato Grosso.
Discutir sobre este assunto tem a ver com a instância política, poder e também sobre a identidade sulmatogrossense, ou seja, discursos.
Este debate ficou registrado em livros, jornais, revistas e Internet, entender e compreender um pouco mais sobre o Estado e o que aconteceu aqui, pois mesmo aconteceu com o Estado do Tocantins, sendo desmembrado do Estado de Goiás e o Estado do Paraná que foi desmembrado do Estado de São Paulo, mas ninguém se confunde com seus nomes, pois são totalmente diferentes em suas estruturas sintagmáticas. Esta questão também foi lembrada pelo governador Zeca do PT “Vê o exemplo do Tocantins com Goiás agora imaginem se eles se chamassem Goiás do Norte todo mundo ia chamar tudo de Goiás, Tocantins já nasceu com identidade”.
A discussão sobre o nome de Mato Grosso do Sul existe desde sua divisão, o então Presidente da República general Ernesto Geisel (1977), recebeu várias sugestões de nomes à nova unidade federativa, mas ele era um general poderoso e não quis debater sobre o assunto para apressar o processo de divisão.
Em 2004 o governador propôs um plebiscito junto com as eleições municipais, mas o plebiscito não aconteceu porque algumas pessoas se posicionaram a favor da mudança do nome do Estado, mas a maioria se posicionou contra. Algumas pessoas