O que é Cativeiro Espiritual
O QUE É UM CATIVEITRO ERSPIRITUAL
Objetivo e introdução: Queremos mostrar o que é um cativeiro espiritual, sobretudo na vida dos filhos de Deus . É possível haver cativos na igreja de Cristo? Porque hás cristãos aprisionados? Em que consistem os sintomas de um cativeiro espiritual? Como lidar com essa realidade?
São estas perguntas que nos proporemos analisar e discutir.
TEXTO-CHAVE: Lucas 13:10-17.
1. Você já foi visitar algum preso, literalmente, na cadeia? Consegue transpor este exemplo pensando no mundo espiritual?
Jesus disse que essa filha de Abraão estava em “cativeiro” (prisão). Quais são as principais características de um cativeiro? (Associe o cativeiro físico co o espiritual e de exemplos):
Tudo começa com uma legalidade. Uma porta aberta que se abriu para o Maligno. Lixos colocados, ainda não retirados
O individuo percebe que não consegue sair. A filha de Abraão estava encurvada “sem de modo algum poder endireitar-se”. Neil Anderson fala do “ciclo do cativeiro”: peca-confessa, peca-confessa, peca-confessa. A pessoa não tem forças para DEIXAR.
O cativeiro é um lugar de trevas. São áreas em nossa vida muitas vezes nunca confessadas ou reveladas. São verdadeiros “quartos escuros”.
No cativeiro existe um monitoramento, ou seja, guardas que vigiam o local. Além de se estar preso, há seres espirituais que cuidam para que o individuo continue nesse estado de prisão.
Um cativeiro pode ser invisível do ponto de vista espiritual. Talvez a grande a grande maioria que esteja nessa situação ainda não se deu conta diss. Ás vezes, até mesmo os que convivem com os ‘cativos não percebem que os mesmo estão cativos. No caso dessa filha de Abraão todos ficaram perplexos diante da sua libertação recebida, pois, para aquela igreja, aquela enfermidade mais parecia ser um mal natural do que espiritual. Grande foi a surpresa!
Dificilmente alguém sai sozinho do cativeiro. É necessária a ajuda de um conselheiro ou amigo ajudador. Por isso a importância dos