Documentario lixo extraordinario
Esse documentário revela a verdade e realidade vivida pelos catadores do Jardim Gramacho . Sob o relato de Vik Muniz, e emocionante,com o intuito de mostrar a vida dessas pessoas e suas dificuldades,e por fim ajudar algumas dessas pessoas mostrando a elas um mundo novo Com um pequeno lucro diário eles se sustentam e sustentam seus filho , com muita dificuldade e esforço.
Com seu projeto envolvente, Vik Muniz, um brasileiro radicado nos EUA, volta a sua terra para fazer um novo tipo de arte, proporcionando a participação desses catadores de lixo e seu cotidiano.
Ao conhecê-los, vê como suas respectivas vidas e dificuldades no lixão são difíceis. Acompanha dia a dia algumas pessoas com que cria afinidades e pede sua participação no trabalho que iria virar o filme “Lixo Extraordinário” que é acompanhado por Vik e sua equipe.
O quer tenta mostrar que com certas oportunidades as vidas destas pessoas poderiam ser alteradas e com o fruto do projeto ajudar a comunidade dos catadores.
Relacionando o documentario com estudo do livro Educacao ambiental posso concluir que o trabalho arduo que esses catadores fazem, ira fazer falta ao meio ambiente, deveria existir uma politica para manter esses trabalhadores, Salario digno, cuidados, protecao para trabalhar, nao basta apenas fechar um lixao onde as pessoa vivem sem dignidade , tem que olhar todo o sistema, o fotografo com sua capacidade critica e sua sensibilidade nos leva a uma realidade triste com as pessoas e com o meio ambiente, ele trouxe um novo olhar para aqueles catadores,. Nesse mundo globalizado em que vivemos, a excessiva produção de lixo continua sendo um grave problema vivido por nossa sociedade e sua tradição consumista. as pessoas estao cada dia mais capitalista, e a preucupacao e educacao com o meio ambiente esta deixada de lado. A questão que se coloca, com urgência, é buscar alternativas para lidar com o lixo e com todo o sistema que se construiu