Documentário Lixo Extraordinário
Pode se perceber que as histórias individuais e também as coletivas consiste a forma comum de enfrentar o aterro, seja como o local onde a comunidade tira se sustento, seja à visualização da condição do catador ou na arte.
Observa-se um trabalho artístico feito com lixo, ou melhor, com material reciclável, e que também mostra a realidade e as histórias cotidianas das lutas e relações dos membros da comunidade. A fotografia é a base, o momento em que Vik Muniz busca para formar o enfoque original do seu trabalho. Para ele, o foco não era somente a fotografia, o resultado final, mas também o que compunha o ambiente, a realidade, os aspectos e os diferentes rostos e materiais que constituíam o lugar.
Com isso, podemos observar que o documentário "Lixo Extraordinário" consegue nos mostrar uma realidade que pode ser modificada através da responsabilidade social e do aprendizado que a comunidade adquiriu ao longo do tempo, o valor do lixo e de que forma sua reciclagem pode contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento local. Outros fatores importantes mostrados são as desigualdades sociais do Brasil e também a recuperação da auto-estima.