Administração
Empresas feitas para vencer é um livro para aqueles que gostam de administração e querem uma noção real do que faz a diferença em empresas vencedoras.
O livro foi desenvolvido por Jim Collins, professor que busca razões específicas para situações no ambiente empresarial, aumentando assim o aprendizado e ensinamentos.
“Empresas feitas para vencer” foi desenvolvido no prazo de cinco anos e foi lançado a fim de desmistificar fatores que realmente auxiliam a organização em seu crescimento a partir de uma gestão excelente.
As empresas em que a pesquisa foi desenvolvida são Norte Americanas, de capital aberto. Foi estudado nestas empresas o salto tecnológico, financeiro e de gestão nos últimos 15 anos e este momento é qualificado pelo autor como “Good to great”.
Capítulo 1:
O BOM É INIMIGO DO ÓTIMO
O autor afirma que essa é a maior razão para existirem poucas empresas excelentes, pois muitas vezes as empresas buscam ser boas e não as melhores.
Desta forma, neste capítulo o autor define a diferença entre uma boa empresa e uma excelente empresa e defende ainda que, a ideia de que “O BOM É INIMIGO DO ÓTIMO” não é um problema apenas das empresas, mas da raça humana.
Por fim, são colocados itens que não tiveram relação direta com a transformação rumo a Excelência e itens que tiveram relação direta com este processo.
Trazer líderes CEO’s de fora, pois 10 dos 11 CEO’s das empresas excelentes vieram de dentro da própria organização.
Recompensar os executivos,
Definir bem a estratégia,
Concentra-se apenas no que se deve fazer,
Mudanças Tecnológicas,
Fusões e aquisições,
Administração de mudanças, motivação de pessoal e Slogans.
Itens decisivos para a transformação:
Liderança Nível Cinco e Aceleradores Tecnológicos.
Capítulo 2:
LIDERANÇA NÍVEL CINCO
Todas as empresas que obtiveram Excelência na pesquisa tiveram também líderes nível Cinco.
De acordo com o autor, a liderança nível Cinco é classificada da seguinte