Documentario carne osso
Documentário "Carne, osso"
O documentário se presta a mostrar as péssimas condições de trabalho em que passam funcionários de um frigorífico. São depoimentos assustadores que chocam qualquer pessoa, menos os donos desses lugares. Esses funcionários estão sujeitos a passar por todo tipo de problema seja ele físico ou psicológico, graças as horas seguidas de trabalho, muitos deles em pé, sem poder nem conversar com o colega ao lado.
São 18 movimentos a cada 15 segundos em média. Uma carga de trabalho três vezes superior à recomendada como limite. Três vezes mais chances de desenvolver transtornos mentais e físicos. O documentário faz a junção “perfeita” de imagens chocantes com depoimentos impactantes que mostram a triste realidade da classe dos proletariados a qual se submetem a qualquer tipo de pressão para poderem receber um misero salário mínimo, muitas vezes sem direito algum.
Essas pessoas são tão privadas de suas vontades, necessidades básicas que para irem ao banheiro não podem, sem antes a permissão de seu superior, ou encarregado da área. Devido a tal imposição alguns chegam ate a enlouquecer.
Nos lugares onde essas empresas estão instaladas, já se criou um circulo vicioso que envolve empresa, funcionário e INSS. O funcionário após desenvolver algum tipo de doença, ou lesão corporal vai a Previdência e de lá não sai mais, enquanto a empresa contrata outra pessoa q após um longo período vai procurar o órgão pelo mesmo problema.
Contudo, é um documentário que expressa a exaustão que a classe desfavorecida passa em nosso país. A força do capitalismo é enorme diante dos direitos dos seres humanos. Seres esses, que se não existissem não fariam esse capital girar. Se essas pessoas soubessem a força que tem juntos, esse tipo de tratamento para com eles mudaria, não mais seriam tratados como número, coisa, objeto e sim como pessoa com deveres e principalmente direitos.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BAIXO SÃO