Relatório sobre densidade dos corpos
ii) OBJETIVO:
Medir e pesar uma moeda de R$ 1 e uma esfera de aço utilizando-se de um paquímetro, um micrômetro e uma balança de precisão com a finalidade de, a partir do cálculo de seus volumes e massas, encontrar suas respectivas densidades.
iii) DESCRIÇÂO TEÓRICA:
Densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega Rô ) e a unidade SI para a densidade é quilograma por metro cúbico (kg/m³). Pode ainda ser expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³), que no nosso caso se mostra mais adequada em razão das dimensões envolvidas serem destas grandezas. A massa da esfera, assim como a da moeda são encontradas utilizando-se de uma balança de precisão de pratos e objetos cujas massas calibradas são comparadas com os objetos em questão, determinando assim as suas massas.
O volume da moeda, cuja forma é cilíndrica, é calculado multiplicando-se a área da base da moeda vezes sua altura. V= πhD²/4
O volume da esfera é calculado pela fórmula: V= 1/6πD³
Descrição do