Educação
Ao estudar esse módulo de Competências Básicas, pude compreender melhor como funciona a política do atual governo e o papel do FNDE e o MEC para o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro.
Em alguns momentos, fiquei assustado em saber que existe tanto dinheiro para o desenvolvimento educacional. Logo pensei: Se existe tanto dinheiro porque o município ou os municípios não estão utilizando? Ou estão utilizando de forma incorreta e não para os fins que esses recursos são propostos.
Existem duas situações que gostaria de salientar para que a educação em nosso município possa “melhorar”, evidente que existe outras, mas o de caráter de urgência ao meu entender é o salário dos educadores e a estrutura escolar, principalmente material didático.
Para que a educação melhore em nosso município, os educadores têm que ser valorizados, as escolas mais estruturadas, para isso, o governo municipal precisa recorrer aos programas do FNDE e implantar em nossa realidade, e a comunidade escolar abrir os olhos, participando, exigindo, criticando. Caso contrário, nunca veremos a melhoria educacional chegar em nosso meio.
Confesso que fiquei surpreso com o curso, pois foi além de minhas expectativas, apesar das dificuldades para concluí-lo, pois o universo do professor de ter que cumprir uma longa jornada de trabalho para sua sobrevivência, dificulta a Formação Continuada tanto falada pela LDB, e pouco executada, pois as dificuldades são enormes. Gostaria até de ter feito mais trocas com os colegas, mas não foi possível. Apesar de tudo aproveitei esses conhecimentos em outro município, Cabo Frio, pois estou participando da elaboração do Plano Municipal de Educação que será implantado a partir de 2009 com duração de 10 anos.
Apesar de todas as dificuldades, entendo que o professor que não interar de sua própria realidade, é um cego conduzindo um veículo em grande