Relatório Aula Prática Determinação da Densidade- Densímetro
Relatório Aula Prática Determinação da Densidade- Densímetro
Relatório Aula Prática Determinação da Densidade- Densímetro
Relatório elaborado pela aluna de primeiro semestre do curso de Farmácia da Universidade do Estado da Bahia como instrumento avaliativo proposto pelo professor, que ministra o componente curricular: Física e Fisico-Química.
1.Introdução
“A densidade é uma grandeza física característica de cada substância, que pode contribuir para a sua identificação ou para determinar o seu grau de pureza.” (PINTO, 2002, p.66)
A densidade absoluta ou massa específica define-se como a relação entre a sua massa e o seu volume, ou seja, a proporção existente entre a massa de um corpo e seu volume.
P=m/v(g/cmᶾ ou g/ml)
A densidade relativa é a razão entre a massa específica da substância a uma temperatura e a massa específica de um padrão nessa mesma temperatura, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (= 1,00 g/cm³).
dᵀ substância= pᵀ substância/ pᵀ padrão
Fundamentação teórica
Densímetro
Consiste em um aparelho que mede a densidade ou a gravidade específica de líquido. É formado por um tubo de vidro com uma quantidade de chumbo no fundo, possui o tubo e o bulbo. O tubo possui uma escala calibrada de modo a conhecer, por simples leitura, a densidade do líquido. Segue o princípio de Arquimedes que diz: Um corpo mergulhado num fluído, parcial ou totalmente, sofre pressões em toda a extensão de sua superfície em contato com o fluído. Então, existe uma resultante das forças aplicadas pelo fluído sobre o corpo que é chamado de empuxo. Essa força é direcionada verticalmente para cima e opõe-se à ação da força-peso que atua no corpo. O densímetro precisa flutuar, em