Densidade solidos e liquidos
CURSO DE FARMÁCIA
BRUNA GOMES BIBIANA
DAIANE MACHADO DAL FARRA
SHAIANE FRANÇA
VANIA TRAMONTIN POLLA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA Nº 2; DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
CRICIÚMA
2013
BRUNA GOMES BIBIANA
DAIANE MACHADO DAL FARRA
SHAIANE FRANÇA
VANIA TRAMONTIN POLLA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA Nº 2; DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Relatório apresentado à disciplina Química experimental do curso de Farmácia – Unesc Professor: Elton Mendes
CRICIÚMA
2013
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, serão apresentadas experiências simples para determinação de densidade de sólidos e líquidos. No cotidiano é comum dizermos, por exemplo, que o chumbo pesa mais do que a madeira. No entanto, 1 kg de chumbo afunda, enquanto 1 kg de madeira flutua na água. É fácil perceber, porém, que tal comparação só se torna justa e racional quando feita entre volumes iguais surge dessa comparação o conceito de densidade dos materiais, densidade é o quociente da massa pelo volume do material (a uma dada temperatura).
A densidade varia com a temperatura e a pressão atmosférica por isso se faz necessário assinalar estas condições para uma determinação exata.
Desta forma o trabalho foi desenvolvido com a finalidade de conhecer a densidade de sólidos e líquidos e sua massa e volume.
2 OBJETIVO
Realização de práticas de medição da densidade de sólidos e líquidos.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 DENSIDADES DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
A partir do princípio de Arquimedes temos que, quando um corpo está parcialmente ou totalmente submerso em um fluido este aparenta possuir um peso menor do real, isso acontece devido à diferença de pressão entre os pontos do líquido qual o corpo esta, submetido (SEARS 2008 p. 66).
“A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume”. (RUSSEL,