Densidade de sólidos e líquidos
1 INTRODUÇÃO
A química está envolvida com as “propriedades” da matéria, isto é com suas características distintivas, uma propriedade química de grande importância é a densidade. A densidade absoluta ou massa volumétrica define-se como a propriedade da matéria correspondente a relação (razão) entre a massa de um material e o volume por ele ocupado, onde a massa do corpo pode ser determinada através de uma balança analítica e o seu volume a partir do método de Arquimedes. Porém, isto é válido para sólidos com aspectos irregulares, sólidos que apresentam forma geométrica bem definida, o volume do corpo pode ser determinado medindo suas dimensões e aplicando os valores na fórmula designada a seu formato. A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é geralmente expressa em quilograma por metro cúbico (Kg/m³). Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/ml), para gases, costuma ser expressa em gramas/litro (g/L). (Usberco, João)
A densidade muitas vezes é interpretada de forma incorreta, pois no dia a dia é comum distinguir materiais quanto sua densidade comparando as massas e concluindo que um material é mais “pesado” ou mais “leve” do que o outro. Entretanto, existe uma forma coerente e correta de perceber que a densidade não somente está associada à massa, mas também ao volume do corpo. A seguir está esquematizado na Figura 1 materiais com mesmo volume.
Figura 1
Fonte: Dos autores
A partir do discernimento dos quatro materiais com volumes iguais igual a 1cm³, nota-se a diferença entre as massas de cada corpo, desta forma é compreendido que o conceito de densidade está associado a massa e o volume apresentado por determinado corpo. (Feltre, Ricardo)
A variação da densidade dos elementos químicos é visualizada através de sua localização na tabela periódica, onde entre os elementos das famílias 1A e 7A. A