Macroeconomia
As principais diferenças entre os dois modelos, Clássico e Keynesiano, podem ser diferenciadas nos pontos de vista de cada modelo. Para os economistas clássicos, a economia de mercado era auto regulável e tendia quase que automaticamente para o pleno emprego. O desemprego era sempre de caráter transitório, explicável pelas flutuações naturais no ciclo de negócios que caracteriza a economia capitalista.
Com a crise na economia mundial denotada pela quebra da Bolsa de Nova York em 1929 veio trazer uma depressão, deflação e quedas significativas dos salários mínimos dos países desenvolvidos (EUA e países europeus). Em 1936, Keynes publicou seu livro Teoria Geral do Emprego, Juros e da Moeda, que provocou uma revolução na teoria econômica predominante até então Keynes procurou mostrar que o equilíbrio da economia numa situação de pleno emprego era apenas uma das situações possíveis e que, na realidade, provavelmente o equilíbrio se daria numa situação em que houvesse desemprego no mercado de trabalho.
2- A Demanda Agregada (DA), é a soma das demandas por bens e serviços finais de todos os agentes econômicos, e seus principais componentes são p consumo e o investimento. No equilíbrio, toda a produção da