estagio
FARMÁCIA
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
Relatório de aula prática 3: Densidade de Líquidos e Sólidos
Itumbiara-GO, 00 de fevereiro de 2014
NOME DO ALUNO
NOME DO ALUNO
Relatório de aula prática 3: Densidade de Líquidos e Sólidos
Relatório de aula prática apresentado a disciplina de Química Fundamental Experimental do curso de Farmácia, da Universidade Estadual de Goiás Itumbiara-Goiás, avaliado pela Professora Ma. Juliana do Nascimento Gomides.
Itumbiara-GO, 00 de fevereiro de 2014
Prática 3: Densidade de Líquidos e Sólidos
1. Introdução:
A densidade é a razão entre a massa e o volume, quanto maior for essa razão maior a massa num determinado volume e conseqüentemente maior será a densidade (GASPAR, 2003). Além disso, a densidade é uma das propriedades específica de cada substância.
A densidade é uma das propriedades físicas mais importantes, pois serve também para diferenciar uma substância pura de uma liga de metal sendo que a densidade de misturas é em função da sua decomposição (CÉSAR et al, 2012).
Arquimedes filósofo, inventor e matemático grego, foi quem propôs pela primeira vez a idéia de densidade. Na verdade Arquimedes descobriu as características da densidade e percebeu que massas iguais de diferentes metais deslocavam diferentes volumes de água.
Uma substância qualquer, quando aquecida se dilata e seu volume torna-se maior, mas sua massa continua a mesma, provocando uma variação na densidade, com isso pode-se concluir que a densidade varia conforma a temperatura (CARVALHO, 2002). A água, devido suas características particulares, é a única substância que apresenta densidade maior no estado líquido (GOMES et al, 2005).
A densidade de sólidos e líquidos corresponde à relação entre as unidades de massa e volume, sendo g.cm-³ ou g.mL-¹ as