doaçao
Nome:
Turma: CURITIBA,2014 INDRODUÇÃO
Neste trabalho o tema vai ser abordado sobre as Revoltas Regenciais que foram rebeliões que ocorreram em várias regiões do Brasil durante o Período Regencial
Aconteceram em função da instabilidade política que havia no país e das condições de vida precárias da população pobre, que era a maioria naquele período. As principais revoltas foram a CABANAGEM, BALAIADA, SABINADA, GUERRA DOS FARRAPOS, REVOLTAS DOS MALÊS. REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL O Período regencial brasileiro (1831-1840) foi o intervalo político entre os mandatos imperiais da Família Imperial Brasileira, pois quando o Imperador Pedro I abdicou de seu trono, o herdeiro D. Pedro II não tinha idade suficiente para assumir o cargo. Devido à natureza do período e das revoltas e problemas internos, o período regencial foi um dos momentos mais conturbados do Império Brasileiro.
REVOLTAS CABANAGEM: (1835-1840)
Aconteceu no Grão- Pará, índios negros e cabanos(pessoas que viviam em cabanas nas margens do rios),fizeram a revolta pois estavam em péssimas condições de vida e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros. BALAIADA: (1838 a 1841)
Aconteceu em Maranhão, pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas), a causa da revolta foi a vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais.
SABINADA: (1837 a 1838)
Aconteceu na Bahia. Militares, classe média e pessoas ricas, causa da revolta foi o descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já