Desigualdade Social
A desigualdade, muitas vezes, é chamada de “Desigualdade Econômica”, e é um problema social presente no mundo inteiro. Toda a desigualdade é decorrente dá má distribuição de renda entre os munícipios de cada cidade. Algumas tem muito dinheiro e outras tem tão pouco que não conseguem sustentar a cidade inteira. Os países subdesenvolvidos tem esse problema de desigualdade com mais frequência do que países desenvolvidos.Além das pessoas não terem acesso a renda, eles também não tem oportunidade de emprego porque as empresas estão falhas justamente por causa da baixa renda. Países assim tem um PIB muito baixo.
A desigualdade é dividida em quatro tipos:
- Desigualdade econômica: Má distribuição de renda.
- Desigualdade racial: Entre negros, brancos e pardos.
- Desigualdade regional: Que é a diferença entre cada região do país.
- Desigualdade de Gênero: Desigualdade entre os sexos.
A desigualdade no Brasil tem tido uma diminuição, mas isso não significa que a desigualdade desapareceu. Ainda existem muitas cidades que ocorrem tal fato. Ex: Rio de Janeiro e São Paulo. Onde grandes favelas ficam ao lado de bairros muito ricos. Brasília e Florianópolis são cidades que, apesar da desigualdade, não se percebe onde tem rico e onde tem pobre. Já no restante do mundo, tudo isso é muito óbvio, muito claro. Tanto que vemos uma diferença absurda em países africanos e em países europeus.
As causas da desigualdade social tem ênfase na má distribuição de renda do governo, que vem junto com a corrupção e lavagem de capital, a falta de oportunidade de trabalho, pois se não tem renda, as empresas ficam muito abaixo do comum e a falta de investimento do governo em áreas que dariam dinheiro. As consequências disso é o que trás a desigualdade tão absurda como está nos dias de hoje. Pobreza, fome, miséria, favelização, mortalidade infantil, atraso no progresso do país e o aumento do índice de violência e criminalidade.