Do contrato social
Existem também os princípios que forma, e a diversificação de governo onde não há numero certo de componentes, que é a força do governo, pois nunca à uma variação no estado pois quanto maior o magistrado mais fraco o governo.
As formas presentes no governo são a democracia, aristocracia e monarquia, uma vez que a democracia só é possível juntar o povo com facilidade Rousseau tornar bem visível que nesse estado deve haver igualdade de classes todos tem que ter a mesma riqueza e não existir luxo nesta sociedade.
A aristocracia por sua vez coloca o governo que requer menos virtudes que a população o excesso de ricos e a satisfação dos pobres que admitem certas desigualdades nas riquezas.
O monárquico somente representa o grupo de maneira unidade moral que forma a unidade física, entretanto ao longo do texto, o autor diz que o governo misto é úma péssima forma de governar pois é mais fácil de ter uma revolta e, consequentemente vir a virar um caus.
Rousseau cita a forma de governo mostrando que é diferente uma da outra dando exemplos de como cada uma funciona melhor. Na democracia ela é boa nas cidades menores, aristocracia em Estados medianos e na monarquia em grandes Estados.
Neste mesmo livro também o autor conta que o principal objetivo da comunidade é a conservação da propriedade de seus integrantes quando, maior a população melhor, ou seja, em por outro lado quando diminui a população estado esta predestinado a acabar. Rousseau mostra também que alguns governos podem alterar para pior o estado, entretanto ele deve ter uma grande população em exemplo a Roma, mesmo que ela