Mulher
É, mas elas não se contentaram com isso, através dos tempos lutaram contra a discriminação. Desde Joana D`Arc até os dias de hoje vemos vários exemplos de protagonistas femininas. Talvez um dos fatos que possam melhor ilustrar a condição da mulher tenha ocorrido em 8 de março de 1857. Nesse dia, em plena era da Revolução Industrial, 129 operárias morreram carbonizadas em uma fábrica textil em Nova York. A justificativa para essa morte tão cruel? Redução de uma jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias.
Durante a Revolução Industrial, a partir de 1780, o sistema economico em prática era o Liberalismo, o qual objetiva o lucro acima de tudo, não importando de que forma será alcançado.Apesar de trazer desenvolvimento econômico para os países que se destacavam durante a Revolução Industrial, também provocava, em contrapartida, a ênfase na produção e consequentes condições desumanas aos trabalhadores da época, grupo no qual muitas mulheres estavam inseridas.
Enquanto isso, no Brasil, nossas protagonistas, como a jornalista santista Patricia Galvão, a Pagu, lutavam por mais conquistas femininas.Em 1879, algo que hoje se tem como um fato cotidiano, foi "permitido" ás mulheres que frequentassem as aulas das Faculdades de Direito brasileiras.E na década de 1880 já tinhamos as primeiras advogadas brasileiras, as quais econtraram muitas dificuldades para trabalhar.
Cinquenta anos depois, em 1932, era a vez das mulheres conquistarem