Diálogos REsumo
Socrátes inicia o diálogo tomando exemplos para a sua tese de que não se é possível ensinar a virtude.
“ ...na vida privada, nossos cidadãos mais excelentes e mais sábios são incapazes de transmitir as virtudes de que são portadores.”
Exemplos citados são os casos de Péricles e seus filhos e de Clíneas e Péricles.
Protágoras inicia a defesa de sua tese com o mito da criação;
( O mito da criação
Epimeteu e Prometeu foram encarregados de destinar a cada criatura as faculdades e capacidades apropriadas. Epimeteu implorou a Prometeu o privilégio de atribuir as faculdades. Então, aquele destribuiu-as de modo compensatório, ou seja, as criaturas que ele destinou força, deixou mais lentas, as mais pequenas foram compensadas por asas ou por moradas subterrâneas, e assim por diante. Contudo , Epimenteu, insuficientemente sábio, esbanjou seu estoque de faculdades e capacidades com os animais irracionais fazendo com que a raça humana ficasse completamente não equipada.
Prometeu chega e vê o erro cometido por Epimeteu, desperado, pois já era dia destinado para que os animais emergissem da terra para a luz, Prometeu rouba de Hefaístos e Atena a sabedoria nas artes práticas juntamente com o fogo e entregou ao ser humano. Contudo, embora o ser humano obtivesse a sabedoria para preservar sua vida cotidiana, faltou-lhe a sabedoria para a vida cívica em comunidade, pois essa era de posso de Zeus.
Sem a sabedoria da vida em comunidade, os seres humanos viviam isolados e, por isso, eram facilmente aniquilados.Tentaram assim viver hunidos e garantir a sobrevivência fundando cidades. Entretando, tão logo passaram a viver juntos, começaram a cometer injustiças entre si, já que lhes faltava a arte da política. Zeus, temeroso que a raça estivesse em extinção, mandou Hermes para instaurar o senso de pudor e de justiça entre os seres humanos, e que todos tivessem um quinhão dessa arte, pois, não é possível que as cidades