Diversos rostos da infância
Kelly Rodrigues Silveira
RA: 1030942301
Vânia do Valle S. de Sousa
RA: 2034958597
Aline Lopes Pereira Ferreira
RA:2025857420
Ana Paula Souza A. Ferreira
RA: 2097145681
RESUMO: O objetivo desse trabalho é refletir sobre os vários caminhos trilhados pela educação da infância e o seu vasto contexto social, desde o início da colonização do Brasil, junto as transformações que começaram a se processar na transição da sociedade moderna. Tendo como referência vários textos e filmes que explicam a construção histórico-filosófica do conceito de infância e sua educação. O multiculturalismo está presente nesta tese que encaminham a uma discussão sobre a existência social da criança, dentro dos espaços sociais como família e escola.
Palavras chave: história da infância, história da educação e multiculturalismo.
http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/
1 INTRODUÇÃO
Resgatar os acontecimentos históricos da infância de diversas épocas da história, e com um vasto contexto social e cultural, junto a diferentes documentos pesquisados, faz com que testemunhemos o resultado do papel da criança na sociedade. Reis, padres, professores, pais, mães, vizinhos, gente rica, gente pobre, indígenas, colonos são representantes da construção da infância no passado e dos dias atuais.
A história da criança é construída através do ponto de vista de um adulto, pois ela não tem autonomia para tal... A infância infelizmente não acontece da mesma forma para todas as crianças as histórias se diversificam a cada experiência. E isso acontece desde o início do processo de educação no Brasil. Foram feitos no Brasil muitos estudos, pesquisas, artigos e teses sobre história da infância brasileira. Os resultados apontam facilidade no modo de ver e fazer as leituras, nas diversas épocas da história.Esses estudos buscam entender melhor as crianças mediante grupo social e faixa etária que ela pertence.
Uma das fontes pesquisadas foram as seguintes