Diversidade e direitos na interculturalidade global
Curso: Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia
Data: 05/07/2010
Disciplina: Estudos sobre a Contemporaneidade I
Professora: Maria Izabel
RESENHA
CANCLINI, Nestor Garcia. Diversidade e direitos na interculturalidade global. In: Revista Observatório Itaú Cultural nº. 8 (abril/julho). São Paulo: Itaú Cultural. 2009.
Diversidade e direitos na interculturalidade global é um texto escrito pelo antropólogo Néstor García Canclini, um professor da Universidad Autónoma Metropolitana no México, autor de diversos livros, entre eles Culturas Híbridas, Diferentes, Desiguais e Desconectados e Consumidores e Cidadãos. Ele aborda a relação entre os direitos e a diversidade para poder entender os novos sujeitos e cenários do século XXI, que passa por um processo de interculturalidade global. Para o autor o debate leva em consideração a influência da informatização, tecnologias digitais e globalização na vida social.
Ele começa discorrendo sobre a interação das diferentes culturas, ou seja, a interculturalidade e seu desenvolvimento maior do que a multiculturalidade, o que de fato está ocorrendo nesse século, além de todos terem o direito tanto a diferenças como a integração. No primeiro tópico sobre os modos de diversidade o autor fala do aparecimento das misturas de culturas, explicando como ocorreu a transição do multicultural para o intercultural, os seus dois tipos e as diferentes formas de diversidade (cultural e as geradas pela desigualdade). Apesar da existência da diversidade cultural, o “preconceito” no mundo atual ainda prevalece sobre a diversidade referente às desigualdades sociais No segundo tópico ele explica o que é necessário para formar o novo tipo de cidadão e a força que a mídia exerce para isso, o problema é fazer isso em um mundo que a diversidade em lugares diversos está passando para a diversidade e interação cultural no mesmo lugar. O último tópico ele fala sobre a tecnologia como sendo o principal fator