Cidadania e Globalização
AAMA
Global XXI
Formadora Ana Helena Garrido
OBJETIVOS
Relacionar a globalização da cultura com os fluxos transfronteiriços e com o surgimento de culturas pluralistas.
Reconhecer o impacto da globalização na estrutura social e espacial das cidades.
Planificar atividades de animação sociocultural que incentivem a comunidade a exercer a sua cidadania. CADEIA DE NOMES
Um diz o seu nome e acompanha com um gesto que o caracterize.
O seguinte diz o nome do colega anterior e repete o gesto, diz o seu nome e acompanha com um gesto. O terceiro diz o nome dos colegas anteriores, repete os gestos, diz o seu nome e acompanha com o seu gesto.
E por aí fora…
INTRODUÇÃO
Globalização e cidadania são conceitos que se interrelacionam e possuem grande importância na atualidade, com consequências diretas no quotidiano das pessoas.
Primeiro falaremos do significado da globalização e da cidadania. Depois abordaremos a ideia de soberania compartilhada na estrutura social e espacial das cidades, para discutirmos a efetivação e a concretização dos direitos humanos, e consequentemente a realização da cidadania: como o direito a ter direitos.
Finalizaremos com a planificação de atividades socioculturais que incentivem a(s) comunidade(s) a exercer a sua cidadania.
SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DA
GLOBALIZAÇÃO PARA A CIDADANIA
A Globalização é um processo de integração predominantemente económica, mas que também alcançou outras dimensões como social, cultural e política e que teve um grande impulso nos anos 80 e 90.
Com o predomínio do liberalismo, os Estados abandonam gradativamente as barreiras tarifárias (e depois também as não tarifárias), colocadas para proteger a sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional.
A finalidade é alcançar uma Aldeia Global que permita maiores ganhos para os