Multinterculturalidade

771 palavras 4 páginas
Multinterculturalidade
Após o advento das máquinas com a internet, o mundo se tornou uma aldeia. Qualquer lugar está a um click de distância. As distâncias foram reduzidas a um apertar de botões do computador instalado na sala de casa, ou em aparelhos móveis como os celulares, tablets, etc. Este fato contribuiu para uma maior interação entre as pessoas; ampliou os horizontes dando margem a conhecer novas coisas, hábitos e costumes, enfim nos empurrou num caminho sem volta de conhecer, ver e ser visto por muitos ou por todos e por vários ângulos. Neste contexto que se desenvolve as múltiplas teorias sobre diversidade cultural, multiculturalidade e interculturalidade. A diversidade cultural existente hoje, e acreditem pode ser muito maior do que a que se apresenta, é fruto do choque entre as múltiplas culturas existentes no mundo, possibilitada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação de massa: rádio, TV e internet, os quais divulgaram amplamente e promoveram o encontro e o embate entre os diferentes. Desses encontros surgiram fusões - estações espaciais construídas com a cooperação de vários países, blocos econômicos se formaram e até nas artes com duetos musicais e companhias de artes múltiplas (Cirque Du Soleil, entre outros); dos embates, segregação, exclusão, aprimoramento e luta como a discriminação racial, a intolerância quanto a opção sexual e a condição do gênero.
No primeiro caso, das fusões, ocorre quase que automaticamente a identificação com o outro, há na relação de contato a existência de fatores que aproximam as partes relacionadas como exemplificado na construção de uma estação espacial internacional, os interesses de desenvolvimento de pesquisas está presente; na questão dos blocos econômicos, vê-se o interesse comercial e assim sucessivamente. Mas não quer dizer que não existam diferenças entre eles.
No caso dos embates evidencia-se muito fortemente a divergência, a intensão de sobrepujança em relação ao outro. Tomando-se o racismo como

Relacionados