Hipermeabilização
O QUE É IMPERMEABILIZAÇÃO ?
É o ato ou o efeito de selar, colmatar e vedar os materiais porosos e as falhas de materiais, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução.
Colmatar - colmatam-se ou selam-se poros e trincas quando os materiais impermeáveis estão no estado líquido ou pastoso, em forma de suspensão aquosa ou solução à base de solventes.
Vedar - vedam-se ninhos, furos ou fendas com materiais impermeáveis à base de pós de cura rápida, ou com estes pós misturados a aditivos que combatem as bolhas de ar formadas pela água, no momento em que são misturados os materiais (cimento, areia, brita e água), tornando-os coesos e impermeáveis e ainda plastificando ou acelerando a cura dos materiais aglomerados. Vedam-se também com intercalação de membranas (mantas) impermeáveis entre a base e os acabamentos rígidos.
POR QUE IMPERMEABILIZAR ?
Partindo do princípio de que as estruturas de concreto armado e os materiais rígidos aplicados nas construções civis e em obras públicas são dimensionados para suportar movimentos ou abalos sísmicos, e que a dinâmica desses movimentos é hipotética, e de acordo ainda com o meio-ambiente onde estão essas obras, pois elas sofrem mutações decorrentes da ação atmosférica: ABALOS - TEMPERATURA - UMIDADE RELATIVA - CHUVA - VENTO E CALOR - RAIOS SOLARES, etc., faz-se necessário proteger as construções, desses fenômenos da natureza, evitando sua destruição e o desconforto para o usuário. Por conseguinte, é necessário impermeabilizar, isolar e revestir as obras de engenharia. Esses fenômenos, e principalmente a “barreira de vapor”, são esquecidos pela grande maioria dos técnicos e construtores, provocando, na maioria dos revestimentos entre paredes que separam banheiros e cozinhas, descascamento ou surgimento de bolhas na parte oposta à de maior calor.
Vale a pena lembrar que a transmissão do vapor d’água é igual à quantidade em