Diversidade nas empresas
Uberlândia
27/08/2013
Andrey Luis Batista
Átila Francisco de Oliveira
Gustavo Santiago Martins
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina Gestão de Pessoas da Pós em Engenharia de Manutenção
Professor: José Oliveira Nascimento
Uberlândia
Agosto/2013
Objetivo: Procurar notícias (jornais, revistas, videos etc) sobre como as variáveis biográficas podem afetar positivamente ou negativamente uma empresa (estudos de caso)
Notícia 1:
Assumir homossexualidade favorece desempenho no trabalho
48
Edson Valente
Do UOL, em São Paulo
17/01/201306h00
Assumir a homossexualidade no escritório ainda é tabu para muita gente, mas há companhias que já facilitam o processo. Essa abertura foi decisiva para que o administrador de empresas Vital de Carvalho, 42, revelasse para os colegas sua preferência sexual.
"Foi um desafio para mim. Algo por que tinha de passar, assumir para mim mesmo e não só para a sociedade. Uma afirmação de identidade", lembra.
A decisão foi tomada em 1998, só dez anos depois de haver começado sua carreira na Du Pont como estagiário. Abrir o jogo humanizou, por assim dizer, as relações de Carvalho no ambiente corporativo. "Antes eu não tinha final de semana [aos olhos dos colegas], entrava em um casulo", considera.
Depois de ter "saído do armário", o administrador levou seu parceiro a uma festa de comemoração da empresa, realizada em 2002, na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. Em 2004 sua vida passou por nova mudança, desta vez geográfica: foi transferido para a unidade de Camaçari (BA), onde ocupa o cargo de controller de operações. "Já cheguei me assumindo, para colocar o tom no novo ambiente de trabalho", frisa. "E também não tive qualquer tipo de repressão."
Carvalho conta que se valeu de uma rede global desenvolvida pela empresa especialmente para