diversidade nas empresas
Quando falamos de Diversidade dentro de uma organização, logo vem um assunto muito abrangente e extenso. Aqui iremos apresentar a questão do “Preconceito no mercado de Trabalho”. Hoje a situação alterou-se, dá-se igual oportunidade a qualquer pessoa sem a prejudicar por ela ter uma cultura, religião, raça e etnia, idade, portadores de deficiências ou filosofia de vida diferente, sendo assim dar valor ás minorias, não significa desvalorizar a massa, mas sim, dar devido valor a todos, sabendo ver o que de melhor cada um consegue dar.
Ter boa qualificação, saber trabalhar em equipe, ser uma pessoa pró-ativa ,são alguns dos pré-requisitos exigidos pelos recrutadores em um processo seletivo.Mas em certas empresas ,apenas isso não basta infelizmente.Quando o assunto é idade, elas também exigem que o candidato tenha menos de 40 anos ou ainda a aparência física que a empresa quer .Profissionais mais velhos têm sido fator de êxito nas empresas,especialmente para cargos que exijam uma carga de responsabilidade e pressão muito fortes.Com isso tendo forte repercussão social e permite usufruir os conhecimentos que a experiência de trabalho e de vida lhes proporcionou.
Os trabalhadores portadores de necessidades especiais são vitimas de obstáculos e dificuldades de acesso e permanência no mercado de trabalho.Existe legislação especifica relacionada a esse aspecto ,e o investimento das empresas na incorporação dessas pessoas tem um relevante impacto social.
Há inúmeras organizações da sociedade com experiência no trabalho junto aos portadores de deficiências que podem ser apoiadas pela empresa e, ao mesmo tempo, servir como canal de recrutamento de profissionais.
Em questão a características étnicas e raciais