Diversidade Cultural Segundo MORIN
3.1. Primeiros passos culturais. ..........
Segundo Morin (1921) a cultura começa a existir a partir do momento em que o indivíduo adquiri consciência dos seus atos, ou seja, quando a criança em seus primeiros momentos de reflexo condicionado experimenta os primeiros movimentos, as falas e a imitação dos mais velhos é iminente, pois, a criança enxerga as pessoas que compõe o grupo familiar como espelho.
“A mente é o surgimento do cérebro que suscita a cultura, que não existiria sem o cérebro” (MORIN, 1921.p.53)
Então segue-se em uma pirâmide usando as suas extremidades, onde na ponta mais alta vem o cérebro e a extremidades laterais que são a base forma-se por mente e cultura, ou seja, a cultura surge somente na unidualidade originária do indivíduo.
3.2. Importância da cultura para a sociedade. Se para Morin (1921) a cultura por só existe por meio de cultura, ou seja, uma cultura existente é moldada para formar outra cultura em outra comunidade, ela é realmente importante para concretizar uma sociedade.
“Os indivíduos são produtos do processo reprodutor da espécie humana, mas este processo deve ser ele próprio realizado por dois indivíduos. As interações entre indivíduos produzem a sociedade, que testemunha o surgimento da cultura, e que retroage sobre os indivíduos pela cultural.” (MORIN, 1921.p.54)
Morin (1921) defini como o corpo social se forma, juntamente é indispensável a cultura na formação de uma sociedade, a cultura é importante, pois, com ela vem as crenças, os modos de se vestir, do falar, de andar e entre outras características que irão identificar aquela sociedade, pois, em meio de tantas sociedades que formam uma nação, são necessárias algumas características únicas que vão diferenciar uma sociedade da outra, algumas características irão afastar as sociedades, essas as tornam diferentes, mas outras podem aproxima-las, essas as tornam semelhantes. Não existem culturas iguais as outras, mas em algumas características são