Diversas constituições familiares
O presente trabalho apresenta a realidade das diversas constituições familiares que existem no quadro social contemporâneo e seus impactos na vida escolar dos “filhos” dessas famílias. Aborda também o papel da escola em relação aos alunos que enfrentam crises em sua estrutura familiar e a importância de quebrar paradigmas frente à realidade dessas diferentes constituições familiares.
Introdução
A família é o alicerce, o sustentáculo da vida do indivíduo social, é sua base e seu exemplo. A família representa a primeira fonte de conhecimento e aprendizado, é a fonte que alimentará o caráter e determinará grande parte da formação do ser humano.
Atualmente, a família tradicional, constituída por pai, mãe e filhos tem dado lugar a muitas outras formas de estruturação familiar, em decorrência do crescente número de divórcios pode-se hoje ver famílias com mães que representam figura materna e paterna, pais que também exercem essas duas funções, famílias recompostas, família homossexual.
Dentro de todas essas realidades, faz-se necessário observar a importância da boa convivência e respeito para com os “filhos”, que muitas vezes são esquecidos como prioridade e deixados de coadjuvantes em brigas e discussões, presenciam desentendimentos e sem qualquer explicação são obrigados a adaptar-se a uma nova rotina, sem entender o porquê da nova realidade.
É natural que haja um reflexo negativo na vida escolar dessa criança e é importante que a escola para auxiliar a criança identifique tais dificuldades, que podem ser no aprendizado e também comportamental, já que a escola é potencialmente socializadora, pois propicia a convivência entre diferentes, compartilha universos pessoais, é capaz de ampliar a visão de mundo e o respeito a outras verdades, culturas e autoridades.
A família como alicerce
Por causa do modo dominante de pensar a sociedade, Bock (1999)