Distribuidores e atacadistas
O segmento da distribuição é fundamental em uma cadeia produtiva. Graças aos distribuidores, os pequenos varejistas têm acesso aos bens produzidos por indústrias de grande porte e os tornam disponíveis para os consumidores dos locais mais distantes. É esse o papel principal do distribuidor: ser o braço da indústria levando os produtos até o mercado, através do atacado e do varejo.
Esses diferentes segmentos empresariais, indústrias, distribuidores, atacadistas e varejistas são os componentes das cadeias de distribuição, que são as empresas responsáveis por conduzir os produtos até o mercado consumidor. Quando se considera também os fornecedores das indústrias, o nome dado a esse conjunto de organizações interdependentes é cadeia produtiva. Essa mudança ocorre porque o conjunto de empresas consideradas passa a englobar aquelas cujas atividades são a transformação de matérias-primas em produtos finais, tornando-os aptos ao consumo.
O distribuidor é muito importante para o fluxo de produtos, pois agrega muito valor para os clientes atacadistas e varejistas. Esse valor agregado é diretamente relacionado à logística. A missão da logística é levar a “quantidade certa do produto certo ao lugar certo na hora certa e pelo preço justo”. Razões dessa importância
Pode-se imaginar que os varejistas e atacadistas poderiam comprar seus produtos diretamente da indústria, mas na realidade, isso muitas vezes é impossível. As indústrias produzem grandes lotes e, na sua maioria, estabelecem um pedido mínimo para venda dos produtos. Esse pedido mínimo geralmente é grande demais para o varejista e até para o atacadista, tanto em termos do comprometimento financeiro quanto do espaço físico necessários para a armazenagem. Nesse ponto entra o distribuidor, agregando os valores de disponibilidade e acessibilidade aos produtos.
Estoques
Os distribuidores adquirem grandes volumes de produtos das indústrias e os