Inovação estratégica, a ferramenta para o
CLÉSIA SOARES GOMES
INOVAÇÃO ESTRATÉGICA, A FERRAMENTA PARA O SUCESSO DO EMPREENDEDOR
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 8° semestre.
Orientadores: Professores do 8° semestre
Montes Claros
2012
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2. PRIMEIRA ETAPA 5
2.1. IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA PARA COMPETIR NUM MERCADO EM EVOLUÇÃO: 5
2.2. BUSCA PELA COMPETITIVIDADE 5
2.3 INOVAÇÃO 6
3. SEGUNDA ETAPA 7
3.1 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS 7
3.2. PLANEJAMENTO PARA ABERTURA DO NEGÓCIO. 8
3.3. INOVAÇÃO PARA O MERCADO 8
4. TERCEIRA ETAPA - PROCESSO PARA OPERAÇÕES EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 9
5. QUARTA ETAPA 11
5.1. RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA ATUAR EM UM MERCADO ESTRANGEIRO. 11
6. CONCLUSÃO 14
7. REFERÊNCIAS 15
1. INTRODUÇÃO
As oportunidades de negócios estão no foco do sucesso para as organizações. Saber identificá-las é primordial para os em¬preendedores, para tanto se torna necessário definir o que é empreendedor, “o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e respon¬sabilidades e inovando continuamente” (CHIAVE¬NATO, 2005, p.3).
Empreender para muitos é uma tarefa arrisca¬da, e na verdade, é. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. “Um dos principais atribu¬tos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo” (DOLABELA, 1999, p.44).
A inovação é o instrumento específico do es¬pírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de