Funções e finalidades do comércio atacadista
De acordo com Kotler (2000, p.553), atacado “inclui todas as atividades relacionadas com a venda de bens e serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial.” O atacado exclui os fabricantes e os agricultores, que lidam basicamente com a produção e industrialização, além dos varejistas. Os atacadistas desempenham várias funções: venda, promoção, compra e formação de sortimentos, quebra de lote, armazenamento, transporte, financiamento, prestação de serviços, entre outros.
Em resumo, o papel do atacadista é reunir bens, e colocá-los a disposição do varejista, distribuindo estoques acumulados.
1.1 Diferenças entre atacadistas e varejistas
Existem diversas formas de fazer com que um produto chegue ao consumidor final, uma delas é com o intermédio de um atacadista. O atacadista, ou distribuidor, é um tipo de intermediário no processo de venda de bens ou serviços. Ele compra diretamente dos fabricantes e produtores e vendem aos varejistas, consumidores industriais e outros atacadistas.
Segundo Cobra (1997), o varejo é uma atividade comercial que busca providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. Está localizado entre o atacadista/fabricante e o cliente. O varejista compra em grandes lotes junto ao atacadista (ou fabricante) e vende em unidade para o consumidor final. Ele pode ser também fabricante de serviços ao vender um produto, pode vir a oferecer serviços de entrega, montagem e instalação.
A atividade do atacadista também pode ser caracterizada pelo fato de comprarem produtos em grandes quantidades e revendê-los em pequenas quantidades, principalmente para os varejistas, tendo a possibilidade de fazer parcerias com os fabricantes que, sem o atacadista, correm o risco de ver o desempenho de sua empresa reduzido tendo em vista a dificuldade existente em atender todas as funções do canal de distribuição sozinho ou apenas com o auxilio do varejista.
Sobre as diferenças