CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE AS ÁREAS DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E COMPRAS EM UM ATACADISTA-DISTRIBUIDOR

8751 palavras 36 páginas
ANAIS
CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE AS ÁREAS DE GESTÃO DA CADEIA DE
SUPRIMENTOS E COMPRAS EM UM ATACADISTA-DISTRIBUIDOR

NATÁLIA FIGUEIRA DO NASCIMENTO ( naty_figueira@yahoo.com.br )
MARTINS COMERCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A
CRISTIANO PEIXOTO SILVA ( peixotim@gmail.com )
MARTINS COMÉRCIO E SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A
VALERIANA CUNHA ( valeriana_cunha@uol.com.br )
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Resumo: Este trabalho examina situações de conflitos de interesses entre as áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Compras da Empresa Alfa, no que se refere a estoques e receitas logísticas, levando-se em consideração o modelo de negociação com a Indústria X. É um estudo empírico, de caráter exploratório, realizado sob a estratégia de estudo de caso único.
Como resultados, têm-se o detalhamento dos custos envolvidos quando da decisão pela compra de oportunidade e a demonstração de que há perda de receita logística com o processo de transporte colaborativo, quando da concentração de pedidos.
Palavras chaves: 1) Gestão da Cadeia de Suprimentos; 2) Compras; 3) Estoque; 4) Receita
Logística
1 Introdução
A busca incessante pela redução dos níveis de estocagem pode impactar no nível de serviço prestado ao cliente. Isso vai contra a exigência de atender o mercado em quantidade e qualidade, perdendo o mínimo de venda por não ter o produto estocado. Assim, saber o que, quando e quanto ter em estoque é uma informação imprescindível para a sobrevivência de uma empresa num mercado cada vez mais exigente e competitivo. Além disso, alternativas que visem a contribuir para uma compra melhor em termos financeiros e qualitativos são fundamentais para garantir a competitividade da organização no mercado.
É nesse contexto que surge o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, coordenando o fluxo de informações e mercadorias na cadeia de suprimentos, permitindo que a informação de demanda seja repassada entre as várias etapas da cadeia, do consumidor

Relacionados

  • Engenharia de produção
    56656 palavras | 227 páginas