Dissertação sobre Ato Infracional
PROJETO DE PESQUISA
Tema: Ato Infracional
Problema:
Atualmente podemos verificar a grande violência em nossa cidade, em nosso estado e até mesmo em nosso país. No meio de muitos desses atos de violência, encontramos nossas crianças e nossos adolescentes que deveriam estar brincando, estudando ou sonhando com um futuro promissor, com uma vida melhor estão justamente se privando de toda a doçura e felicidade de ser criança, de ser jovem, de ser a juventude de que o país precisa pra crescer e se desenvolver se perpetuar.
As crianças e jovens devem ter esperança de um futuro melhor em que possam criar e desenvolver sua imaginação para uma melhoria da coletividade, ou seja, da sociedade a que pertence. Esses sujeitos devem se sentir parte desta sociedade e não um estorvo da qual essa mesma sociedade quer se ver livre.
O estado deve se preocupar com o que jovem deve ter em mente. Com o que ele deseja, com seus sonhos e principalmente com o futuro que ele espera não só para o mundo em que ele quer habitar, mas também com o futuro que ele quer para si. Não seria individualismo de sua parte, mas uma percepção de visão.
Apesar de percebermos que para a sobrevivência do mundo é necessário que os chamados “futuro da nação” tenham em pensamento que precisam pensar num futuro e que esse futuro deve ser não só uma expectativa mais também um sonho a ser colocado em prática. Não vemos esse sonho de futuro ser nem mesmo imaginado ou ter sido almejado.
A questão é: há políticas públicas que ajudem essa criança, esse jovem sonhar num futuro melhor não só pra ele mais para a família? O que o município de Aracaju faz para impedir que esse jovem tome uma decisão precipitada e que acarrete num prejuízo de um futuro promissor?
Justificação: A existência de uma preocupação com o jovem mostra a preocupação com o futuro que queremos e com o que queremos deixar para mostrar aos futuros habitantes desse mundo.