Resumo Dissertação Jovens em Conflito com a Lei
A relevância social do tema é justificada pela autora através da necessidade de estudos que investiguem os fatores externos e ambientais envolvidos na problemática da infração juvenil, possibilitando propostas de programas de prevenção e intervenção adequados.
O objetivo central da pesquisa é compreender melhor os processos vivenciados pelos adolescentes em conflito com a lei, permitindo a busca por novas e melhores alternativas para lidar com esses jovens infratores. O objetivo específico é estudar as percepções desses jovens sobre sua família, o ato infracional e a medida socioeducativa que estavam cumprindo, abarcando os diversos fatores de proteção e risco aos quais esses adolescentes estavam expostos, suas expectativas para o futuro e visão sobre o passado.
A pesquisa não possui pergunta ou hipótese específica, mas toma como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, que considera o sujeito dentro de seu contexto, destancando aspectos da pessoa em desenvolvimento, do ambiente e especialmente da interação entre ambos. O desenvolvimento é, segundo essa teoria, um fenômeno de continuidade e mudança nas características biopsicológicas do ser humano como indivíduo e como grupo, estendendo-se por toda a vida e sucessivas gerações ao longo do tempo passado e presente. Resumindo, esse modelo destaca a importância não só do ambiente, como também da maneira como o indivíduo vive e percebe esse ambiente. São muitos os teóricos mencionados, destacando-se Bronfenbrenner, Shoemaker e Gehring.
A pesquisa foi desenvolvida através de um estudo exploratório usando o delineamento de estudo de casos múltipos, de modo a investigar o fenômeno dentro de seu contexto e