Contator
Vamos começar pelo básico: o que é um contator ? Trata-se de uma chave eletromagnética que tem como função manobrar (ligar e desligar) cargas elétricas como motores, iluminação, banco de capacitores, resistências e circuitos auxiliares, entre outras. O contator pode ser acionado por corrente alternada ou contínua e é constituído pelos seguintes elementos:
Contatos de Potência, Contatos Auxiliares (de execução NA - Normalmente Aberto e NF - Normalmente Fechado), Sistemas de acionamento (núcleos, bobinas), Câmaras de Faíscas e Acessórios (Filtros, Supressores)
Há dois tipos de contatores: os de Potência e o Auxiliar. O primeiro liga e desliga o motor e outras cargas elétricas. O segundo liga e desliga circuitos de comando, sinalização, controle, interface com processadores eletrônicos, etc.
Como solicitar um Contator
Para especificar é necessário que você tenha em mãos os dados abaixo: O tipo de carga
A corrente nominal ou potência
A tensão e frequencia da Rede.
A tensão e frequencia de acionamento
Quantidade/Execução dos contatos auxiliares.
Por exemplo: Para comprar um contator para acionamento de um motor trifásico com rotor em curto circuito 3CV 380Vca 60Hz , tensão de comando 220Vca 60Hz , auxiliares 2NA + 2NF.
Utilizando a tabela de escolha do catálogo do fabricante, você deve identificar e escolher o contator mais adequado em função dos dados que recebeu. É importante ressaltar que não existe somente 1 modelo para cada tipo de necessidade. Muitas vezes você pode escolher entre algumas opções.