DISPOSITIVO ELETROMAGNETICOS A IMÃS PERMANENTE
RESUMO
Aquecimento global e mudanças climáticas são temáticas constantes no mundo. Desta forma, a eficiência no consumo de energia tornou-se uma solução viável e econômica para redução dos problemas atuais. Os motores elétricos, são responsáveis por cerca de 65% de todo o consumo de energia gerado no planeta, o que revela, o quão é importante o desenvolvimento tecnológico neste equipamento. Uma linha de pesquisa é a evolução das ligas metálicas aplicadas em dispositivos a imãs permanentes, que auxiliam na maximização da eficiência destes equipamentos, o que representa uma contribuição vital na redução do consumo mundial de energia.
Palavras-chave: Motores, Imãs Permanentes
Abstract
1. Introdução
A geração e o uso de eletricidade através de fontes de energia ditas renováveis - eólica, solar, tidal, maré-motriz, dentre outras - vêm ganhando força em todo mundo devido as suas características multidirecionais que envolvem aspectos sociais, ambientais e tecnológicos. Todavia, um dos grandes empecilhos para sua efetivação disseminação é o seu custo elevado de implantação (MOREIRA, 2009).
Uma possível solução para tal limitação seria a inserção de novos sistemas, equipamentos e dispositivos eletrônicos e/ou de potência de alta performance e baixo custo operacional. Neste contexto, atualmente, tem-se observado um pungente interesse industrial frente ao desenvolvimento de novos materiais magnéticos, em especial dos imãs permanentes, para dispositivos eletromagnéticos e/ou motores elétricos.
De modo geral, os imãs permanentes são materiais magnéticos que possuem a característica de apresentarem uma indução magnética residual mesmo após a retirada da força magnetizante. Assim, como indutores, os imãs permanentes são capazes de gerar um fluxo magnético contínuo sem a necessidade da utilização de nenhum tipo de enrolamento de excitação e sem a ocorrência de dissipação de energia