eletroima
ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
São José dos Campos - SP
Novembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. ELETROÍMÃ 4
3. QUEM CRIOU O ELETROÍMÃ? 5
4. VANTAGENS DO ELETROÍMÃ 6
5. CAMPO MAGNÉTICO EM UM ELETROÍMÃ 6
6. POR QUE UM MATERIAL QUE NÃO É ÍMÃ SE TORNA MAGNÉTICO? 7
7. SOLENOIDE 8
8. APLICAÇÕES 9
9. CONCLUSÃO 10
10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Eletroíma 4
Figura 2 - William Sturgeon 5
Figura 3 - Eletroímã 6
Figura 4 - imantação 7
Figura 5 - Campo magnético através de um Solenoide 8
Figura 6 - Guindaste eletromagnético em operação. 9
1. INTRODUÇÃO
A teoria do eletromagnetismo, criada por James Maxwell, composta pela interdependência entre campo elétrico e campo magnético, a variação de um deles gera o outro instantaneamente, uma descoberta de grande importância no século XIV, que ajudou a entender a luz como uma onda eletromagnética. O campo magnético pode ser formado pela movimentação de elétrons de uma corrente elétrica, esse campo é responsável pela interação entre partículas e moléculas nos fenômenos químicos e biológicos, já que o campo influencia os elétrons. Quando uma corrente elétrica passa por um material magnético, cria um campo magnético que orienta os eletros próximos com sua força de atração, esse é o principio do imã eletromagnético. Constituído por uma barra de ferro, enrolada com fio de cobre esmaltado, pelo qual passara à corrente, e formara o campo eletromagnético.
Com a variação da corrente que passa pelo fio de cobre, a força do campo eletromagnético é diretamente proporcional, dai parte nosso estudo que visa encontrar uma relação (peso x força), além de se saber qual o valor de tensão deve ser aplicada no imã para mover certo peso.
2. ELETROÍMÃ
O eletroímã é um dispositivo que utiliza corrente elétrica para gerar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico