Empreendedorismo
No decorrer dos últimos 30 anos, uma série de modificações vem sendo observada no mercado de trabalho. Isso se deu em razão dos avanços tecnológicos, das mudanças sociais, econômicas e políticas, as quais, entre outros efeitos, estão causando a diminuição nos postos de trabalho oferecidos pelas médias e grandes organizações, ocasionando um aumento da concorrência por um espaço de trabalho no mercado formal.
Em épocas de prosperidade ou de crise, como a que vivemos atualmente, com o aumento do desemprego e a diminuição do número de contratações, algumas pessoas se vêem obrigadas a buscar novos meios de sobrevivência. Muitos diante de uma crise conseguem identificar novas oportunidades de trabalho ou negócio, já outros, por não terem alternativa, se jogam num caminho sem escolha, forçados pela situação, de acordo com a GEM 2008 (GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR).
Diante deste novo cenário, os jovens buscam identificar os nichos de mercado onde há maiores oportunidades para se inserir, e é neste cenário que o termo empreendedorismo fica mais evidente aos olhos de todos. Ainda de acordo com a GEM (2008), o Brasil é o 3º país com o maior número de jovens empreendedores do mundo, por oportunidade ou necessidade, os jovens brasileiros estão se lançando no mercado a fim de serem seus próprios patrões e ter em suas mãos o poder da tomada de decisão. Terão esses jovens as competências necessárias a fim de superar os obstáculos que virão?
Para ser ou se tornar um empreendedor, é necessária uma série de características que se complementam, formando um perfil empreendedor. Essas características muitas vezes são ou não instigadas, as que são estimuladas e evidenciadas no seu dia a dia, são chamadas competências, que serão tema do artigo aqui tratado. Que ainda tem a finalidade de identificar quais as competências o jovem empreendedor possui, e o que ele realmente considera fundamental para ter sucesso como empreendedor.
2 EMPREENDEDORISMO
O