Resenha Imigração e Xenofobia - Rússia
IMIGRAÇÃO NA RÚSSIA: ECOS DO NACIONALISMO ÉTNICO
Bibliografia:
NEWPORT, Frank.; NELI, Esipova. Russians Very Worried About Immigration.
The Gallup poll briefing, p. 69, 04/01 2006. SCHENK, Caress. Open borders, closed minds: Russia's changing migration policies:
Liberalization or xenophobia? Demokratizatsiya, v. 18, p. 101+, 2010 Spring// 2010.
Disponível em: Gale Group.
Informações sobre os autores:
Frank Newport, Ph.D., é editor-chefe da Gallup e ex-presidente da Associação Americana para Pesquisa de Opinião Pública. Dr. Newport centra-se na análise da visão dos americanos de seus representantes eleitos e as atitudes do público em direção e comportamento relacionado com a política e questões-chave, incluindo a economia, a religião, bem-estar e os indicadores de opinião pública e comportamento do consumidor.
Caress Schenk é uma professora assistente de ciência política na Universidade Nazarbaev. Ela ganhou um PhD pela Universidade de Miami em Oxford, Ohio (EUA), ao escrever uma dissertação sobre o regime de imigração da Rússia, e está atualmente trabalhando em um projeto que considera como as várias regiões da Rússia gerem as populações de imigrantes. Em Russians Very Worried Abou tImmigration, Frank Newport comenta os resultados de uma pesquisa feita mundialmente pela Gallup, em 2006, com foco na Rússia. 2011 russos, escolhidos ao acaso, de 15 anos ou mais, responderam diversas perguntas básicas, algumas delas com foco em questões de imigração. Os resultados não poderiam ser mais surpreendentes: 70% dos russos concordam que os níveis de imigração devem ser diminuídos. Uma espantosa discrepância com os dogmas oficiais da antiga URSS, que defendia a existência de 15 repúblicas, cada uma com diversas culturas, nações, etnias e línguas. O que os russos defendem atualmente é um país cada vez mais homogêneo; étnica, linguística e culturalmente.
No Open borders, closedminds: Russia's changing migration policies: liberalization or