Resumo historia
Grupo 1: Aline, Géssica, Gustavo Minella, Mariana Cruz, Michelle Alves, Ronney
Germany’s bid for European Dominance (1914 -1918)
O período de 1914 a 1945 foi comumente chamado de “A Guerra dos Trinta Anos” do Século XX. A participante central desse embate foi o Estado alemão – militarmente poderoso e economicamente avançado. As duas guerras mundiais foram em grande escala o resultado de sua aspiração para alcançar a dominação da região geográfica onde estava localizado e a determinação de outras potências em coalizão a fim de impedir o sucesso alemão através de pressão diplomática em tempos de paz e força militar em tempos de guerra.
Os estudos de Fritz Fischer trazem uma grande quantidade de evidências de um programa agressivo de expansão econômica e aquisição territorial meticulosamente planejado e ativamente promovido por membros influentes da classe governante alemã desde o fim dos anos 1890 até o final da 1ª Guerra Mundial. Uma vez que as fontes dessa política externa agressiva podem ser encontradas na interação de suas forças domésticas, faz-se necessário uma breve revisão do contexto político, econômico e militar em que estava inserida a alemã imperial pré-guerra. A estrutura política do Reich alemão, tendo por base a constituição federal de 1871, é mais bem caracterizada como uma monarquia parlamentar de fachada que na verdade era controlada pela aristocracia reacionária, militarista e detentora de terras prussiana. As políticas dos sucessivos governos alemães receberam o apoio ativo ou tácito de seus principais partidos políticos.
A estrutura política da Alemanha imperial era reforçada por duas características principais do sistema econômico alemão que se distinguia acentuadamente dos sistemas econômicos de outras nações industrializadas. A primeira característica era o significativo grau de cooperação entre interesses agrícolas centrados no Leste da Prússia e os interesses comerciais, industriais e financeiros